Custom Search

Qual a melhor tinta para tingir massa de biscuit


Qual a melhor tinta para você tingir a massa de biscuit? A massa de biscuit é fácil de tingir, são inúmeros os tipos de tinta que podemos usar para tingir a massa de biscuit, mas mesmo assim ainda precisamos considerar como tingir a massa, porque para você que está começando a trabalhar com biscuit, toda orientação é importante, e você pode ter dúvidas, e você que já trabalha com biscuit, aumentará seu conhecimento sobre tingir a massa, e para todos com certeza será proveitosa essa aula sobre tingir a massa de biscuit, é verdade que alguns artesãos preferem comprar a massa colorida e essa é uma opção, porque você poderá notar nessa aula as possibilidades de tingir sua massa.
Numa aula anterior falei sobre tingir a massa de biscuit, mas agora vamos nos estender mais sobre esse assunto, se você quiser ver a aula anterior sobre tingir a massa, veja o link abaixo:


Massa biscuit natural:

A massa de biscuit natural é a massa sem nenhuma tinta, essa massa quando seca apresenta uma cor opaca e dependendo da espessura da peça é bem transparente. Na aula abaixo, você poderá ver um exemplo de massa natural, ao forrar o bloquinho de isopor.



A melhor tinta para tingir a massa de biscuit:

Você pode usar muitos tipos de tinta como, por exemplo, para tecido, que é feita a base de água, portanto, dependendo da textura de sua massa não use muita tinta para tecido ou outro tipo de tinta à base d’água em demasia, porque pode amolecer mais ainda a massa, mas em alguns casos como, se a massa estiver ressecada, não te dará problema.

Se você usar tinta para tecido saiba que precisará de uma quantidade maior de tinta, no caso de precisar de um tom mais forte e não sendo aconselhável usar muita tinta, talvez você tenha êxito por usar outro tipo de tinta, como mencionado abaixo.

A tinta para pintura em tela, sendo as mais comuns a acrílica e a óleo, a tinta acrílica exige certos cuidados porque faz com que a massa resseque mais rápida, já a tinta a óleo não tem esse problema, além de facilitar se você quiser tons mais fortes, essas tintas têm tons muito variados e bonitos.

Talvez pouco usado, mas muito bom para tingir massa de biscuit é o mesmo usado para tingir tinta para parede a base d’água que você encontra em casas de material de construção, se você quiser um vermelho vivo, bem forte, você consegue facilmente com esse tipo de tipo de tinta.

É possível tingir a massa com pó xadrez, muito conhecido dos pedreiros, esse também você encontra em casas de material de construção ou lojas de tintas. Anilinas em pó que é solúvel em água ou álcool e anilina líquida são ótimas para você tingir a massa. Pigmentos para resina podem também ser usados para tingir a massa de biscuit.

Como tingir a massa de biscuit:

Coloque a tinta aos poucos e misture bem na massa, até ficar com uma cor uniforme, se você usar algum tipo de tinta em pó, pigmentos em pó, por exemplo, faça primeiramente uma pasta por adicionar um pouquinho de água à tinta e misture bem, só então misture na massa de biscuit.

Para conseguir tons claros coloque um pouquinho de tinta branca junto com a cor desejada para que não fique transparente. Não esqueça que ao secar a massa escurece, por isso se quiser cores claras, tinja a massa sempre num tom mais claro levando em conta que ficará duas ou três vezes mais escuro.

Uma dica para vocês é que tintas mesmo vencidas no prazo de validade ainda servem para tingir a massa de biscuit, como no caso das tintas a óleo para pintura em tela, ainda podem ser aproveitadas por quem faz biscuit.

Qual a melhor tinta para biscuit? Como você pode concluir são muitas, mas cada artesão vai ver qual a melhor lhe convém e adaptar-se levando em conta o seu tipo de trabalho ou o resultado que pretende, mas o que você acha, tem alguma tinta preferida? 

Talvez seja útil você ver as aulas a seguir:


Até a próxima aula!

Atenção:
Neste blog, Sala de Aula do Biscuit, você encontra muitos vídeos da Autora do blog e outros que são encontrados na web, relacionados com biscuit ou porcelana fria, se você notar que algum vídeo não está disponível deixe um comentário na página para que eu possa substituir, obrigada.

67 comentários:

  1. Lourdes tudo em paz?

    Posso usar para tingir a massa de biscuit a tinta fosca para artesanato latex pva base água.

    Grata

    Bjs
    Nélia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nélia, eu nunca usei esta tinta para tingir, mas visto que é à base d'água e é a mesma usada para parede, visto ter a mesma composição, imagino que dá certo, faça o teste com uma gota e um pedacinho bem pequeno de massa, e me diz o resultado, só então tinja um pedaço maior que vai precisar, mas coloque pouquinha tinta, pois pode amolecer muito a massa, e por favor retorne e diz o resultado, vai estar ajudando outros. Um abraço.

      Excluir
    2. Oi lourdes.

      Eu fiz a experiência e não ficou legal, a massa ficou muito ressecada, não deu liga ficou esfarelando.

      Bjs

      Excluir
    3. Olá Nélia, obrigada por ter feito a experiência e comentar enriquecendo esta página com seu comentário, e ainda ajudando outros. Abraços.

      Excluir
  2. Olá Lurdes, se eu usar a tinta Acrilex para tecido, serve?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jarina, serve sim, em alguns casos talvez tenha de usar outro tipo de tinta, por exemplo, se quiser tons bem fortes, abraços.

      Excluir
  3. olá!
    Lourdes qual a melhor cor pra fazer o tom de pele?
    eu fiz uma noivinha e usei a anilina em gel para bolo na cor salmão,mas qual usar em tinta de tecido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patrícia, a tinta para tecido tem a cor amarelo pele, mas se ao tingir um pedacinho pequeno de massa achar que quer uma cor mais rosada misture um pedacinho de massa rosa, faça aos poucos até atingir a cor desejada não esquecendo que a massa escurece ao secar em até três tons, tchau.

      Excluir
  4. Lourdes
    Obrigado pela dica,me ajudou muito.
    E parabéns pelo blog,estou tirando muitas duvidas com ele,
    DEUS ABENÇOE VOCÊ SEMPRE!ABRAÇO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por nada Patrícia, obrigada por voltar para comentar o resultado, que te abençoe também e abraços.

      Excluir
  5. Oi Lourdes. Estou com uma encomenda para fazer numa placa, uma comissária de bordo e enfermeira, juntas. Fiz um curso básico, mas não aprendi a fazer corpinhos por exemplo, será que você pode me ajudar?? Ah e como dar um tom mais escuro, de preto por exemplo. Estou tingindo e está ficando com tom de cinza. Para cores claras, tenho que tingir a massa antes de tinta branca? Aguardo contato. Obrigada desde já pela atenção. ótimo seu blog. Suzy.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suzy, é difícil escrever como deve ser o corpinho, infelizmente não posso prometer por agora que vou fazer um vídeo, mas procure os links:
      http://www.aprendabiscuit.com/2012/05/bonequinha-biscuit-cabelo-vermelho.html
      http://www.aprendabiscuit.com/2012/06/dicas-fazer-boneca-bailarina-em-pe.html
      http://www.aprendabiscuit.com/2011/08/passo-passo-como-fazer-bonequinha.html
      http://www.aprendabiscuit.com/2011/09/passo-passo-como-fazer-boneca-de.html
      http://www.aprendabiscuit.com/2011/08/bonequinha-de-biscuit.html
      Copie e cole na caixa de pesquisa do seu navegador aqui não ficam ativos os links, ou veja o mapa do blog: http://www.aprendabiscuit.com/p/mapa-do-blog.html
      Está lá em cima abaixo do cabeçalho e seguidores, o link para o mapa.
      talvez encontre algo que possa ser de ajuda e te dar ideias. Se você quiser a massa na cor preta use pigmento para tinta de parede, compre em lojas de material de construção ou tinta óleo para telas, sempre coloque um pouquinho de tinta branca nas outras cores para não ficar opacas. lembre que a massa sempre escurece quando seca. Procure no Mapa do blog sobre tintas, abraços.

      Excluir
    2. Obrigada querida, pelas dicas.

      Excluir
  6. Bom dia!
    Lourdes gostaria de saber quais os tons de tinta uso pra fazer cabelos castanho e louro médio?
    Muito obrigado,abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Patrícia, até mesmo para nossos cabelos tem vários tons de castanho que eu diria marrom, assim vá misturando aos poucos a massa tingida com siena natural ou siena queimada + amarelo e veja o tom que te agrada o louro médio pode ser uma mistura dessas cores para + ou para - só lembre de usar pouquinha massa até conseguir o tom desejado, espero dar certo.

      Excluir
  7. Boa tarde!
    quase um mês depois estou voltando pra te fazer outra pergunta.
    todas as vez que comprei biscuit foi na cor branca, desta vez comprei cor natural, gostaria de saber qual a melhor tinta(marca)ideal usar para não perder o ponto do biscuit?
    obrigado!
    abraço.

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde Patrícia, eu gosto muito da tinta óleo para tela, mas veja essa aula recente, http://www.aprendabiscuit.com/2012/10/Como-tingir-massa-de-biscuit-e-quais-as-tintas-devemos-usar.html,
    se não te responder volte a comentar, volte mais vezes, é bem vinda, abraços.

    ResponderExcluir
  9. Boa noite!!!
    LOURDES SEU BLOG TEM ME AJUDADO BASTANTE,MAS SEMPRE EXISTE DUVIDAS.
    GOSTARIA DE SABER QUAL AS CORES USO PRA CHEGAR NO TOM DE PELE MORENA E NEGRA?
    DESDE JÁ AGRADEÇO!
    BEIJO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Patrícia!
      Acrescente um pouquinho de tinta marrom à massa de biscuit na cor pele, aos poucos, vá misturando até chegar no tom desejado, lembre sempre que a massa de biscuit escurece ao secar.
      Para a cor negra é melhor tingir a massa de biscuit com tinta preta, não coloque muita tinta, embora a princípio fique cinzenta depois escurece.
      Volte para dizer se conseguiu e eu agradeço.
      Abraços.

      Excluir
  10. Olá Boa Tarde!! Lourdes, eu queria saber se eu posso tingir a massa de biscuit com Tinta Fosca para Artesanato (Acrilex) ? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bianca, pode sim, a massa de biscuit reage bem a diferentes tintas e pigmentos, tinja uma pequena porção e faça um teste sempre que tiver dúvidas.

      Excluir
  11. como eu faço um cabelo enrolado para minha boneca de biscuit.obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, se o cabelo é em biscuit veja nos marcadores "bonequinhas" ou no mapa do blog e verá embaixo do marcador bonequinhas uma aula em que poderá ter ideia de como fazer o cabelo da boneca, veja o link abaixo:
      http://www.aprendabiscuit.com/2011/08/bonequinha-de-biscuit.html

      Excluir
  12. qual a cor a ser usada no cabelo castanho claro?como devo abrir a massa do vestido da noiva grossa ou fina,se ficar transparente posso colocar outra massa por cima?desde já obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Valdirene, para o vestido de noiva em biscuit depende do modelo, a massa pode ser bem fina para imitar tecidos finos e tendo uma base forrada com massa de biscuit tingida com branco fica bonito.
      Para o cabelo castanho você pode usar terra de siena natural, se quiser clarear vá colocando um pouquinho de branco na massa de biscuit e misturando para atingir o tom que você pretende.

      Excluir
  13. Lourdes voce sabe fazer o boneco do naruto queria muito aprender a fazer ele bjus brigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cleubia, nunca fiz o Naruto em biscuit, no Youtube você encontra alguma explicação para fazer...

      Excluir
  14. Olá,
    Lourdes, Seu blog é muito interessante!
    Estou com uma encomenda de noivinhos, cujo o homem é moreno, quase negro. Que tinta devo usar para tingir a massa?
    Bjos. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anna Paula, muito obrigada.
      Para fazer a cor você precisa fazer um teste com um pedacinho de massa de biscuit e ver o tom que te agrada, sempre lembrando que a tinta escurece até três tons ao secar a massa, um marrom que gosto de usar é o da tinta óleo, Marrom Van Dick, abraços.

      Excluir
  15. Ola lourdes. Esse ano vou fazer um bolo falso para aniversario do meu filho. Vai ser ursinho azul e marrom. Compre a massa de biscuit e tingi com tinta oleo marrom van dick. Usei uma bisnaga para meio quilo e ficou muito claro. O que eu poderia estar usando. Quero que fique parecendo barra de chocolate. Abracos

    ResponderExcluir
  16. Olá Patrícia, a tinta óleo marrom Van Dick tem uma cor marrom bem forte, acho estranho você não ter conseguido o tom que deseja, será que misturou branco? deixe um pedacinho de massa secar para teste, pois ao secar escurece, se não gostar tente escurecer mais com um pouquinho de tinta preta.

    ResponderExcluir
  17. Oi Lourdes!

    Qual a cor de tinta para tecido posso usar para fazer bolachinhas?

    ResponderExcluir
  18. Oi Lúcia, você pode usar o marrom, sombra queimada, alguma cor creme e tudo depende do tom que você quer, mas eu prefiro tinta óleo para tela.

    ResponderExcluir
  19. boa tarde tudo bem?espero que sim?é a lila tem como vc tirar uma duvida que cor que eu possa misturar para conseguir um tom tipo aquele de rosquinhas que vc tem no seu video pois uso tinta acrílica como já lhe disse onde moro não tem muitas opições se puder me ajudar? fique com deus...

    ResponderExcluir
  20. Olá Lila, a tinta acrílica pelo que eu sei faz com que a massa de biscuit resseque, use a tinta óleo para tela na cor marrom Van Dick, ou até mesmo a pigmento para tintas de parede na cor marrom, é mais fácil de encontrar em lojas de material de construção ou casas de tintas, espero que consiga.

    ResponderExcluir
  21. bom dia Lourdes fiz e deu certo as rosquinhas só mais uma dúvida quando vc enverniza suas peças com que vc limpa o pincel?as:lila

    ResponderExcluir
  22. Boa tarde Lila, onde você compra o verniz vende também o produto para limpeza dos pinceis, mas em lojas de tintas ou material de construção vende também a águaraz que é ótima para limpar os pinceis.

    ResponderExcluir
  23. Lourdes estava vendo um comentário da Nélia e esta tinta a base de aguá que eu estou usando e tem dado certo também porém tem que ser muito pouca, mas vou optar pelos pigmentos que vc me encomendou fique com Deus...

    ResponderExcluir
  24. desculpe esqueci de dizer sou a Lila...obs:que publique este comentário anterior....

    ResponderExcluir
  25. Olá Lila, algumas tintas como a acrílica, tem este problema, por isso precisa usar pouca e em alguns casos modelar a peça em biscuit bem rápido, pois ressecam a massa, outras colocar pouca tinta evita que a massa fique muito mole, tudo isto só o tempo vai nos ajudar a entender e adquirir experiencia.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  26. Lourdes sabe aquelas tintas que vc me falou que encontra em lojas de materiais para construção com ela vou conseguir tons mais (vivos) digos cores mais vivas aguardarei sua resposta ass:lila

    ResponderExcluir
  27. Olá Lila, esses pigmentos para tintas de parede são ótimos para você conseguir tons fortes, por exemplo, preto e vermelho, tenha cuidado para colocar pingos e misturar, o tom intensifica ao esperar alguns minutos, quando seca a peça em biscuit, mais ainda.

    ResponderExcluir
  28. obrigada fique com Deus...ass;lila

    ResponderExcluir
  29. Posso tingir com tinta guache?? posso colocar glitter escolar??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode Bruna, mas com tinta guache você não conseguirá tons fortes e o glitter escolar pode ser colocado depois da peça em biscuit pronta para decorar, pode ser na peça molhada ou seca.

      Excluir
  30. Olha, eu tingi massa de biscuit com tinta guache, e ela ficou horrível, ficou meio borrachenta, e ao secar ficou meio mesclada, eu uso as tintas acrilex e tinta para temperar tinta de parede!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo não dá para acompanhar suas dúvidas a menos que crie um pseudônimo, como anônimo é difícil distinguir quem comentou e o que, mas a tinta guache é à base d'água e embora possa ser usada, tem que ser pouca e tons fortes é impossível de obter, por colocar muita pode acontecer o resultado que você falou, Acrilex é uma marca de tintas, pode ser de tecido, óleo para tela, artesanato, etc., eu também uso o pigmento de tintas para parede.

      Excluir
  31. bom dia Lourdes olhei o vídeo de rosas seu no you tube quando faço folhas não consigo atingir aquele tom de verde sempre fica claro ; uso tinta de tecido verde bandeira qual vc me indicaria para chegar na cor de folha natural? fique com Deus...ass;lila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lila, eu usei tinta óleo para pintura em telas, Verde Vessie, mas procure por verde vessie ou verde folha em outras tintas.

      Excluir
    2. obrigada minha amiga na sua opinião as tampas de metal devem ser lixadas pois vi um comentário que com o tempo ela enferruja e vai oxidar e estragar o biscuit o que faço?como sigo sempre seu conselhos ficarei grata se me ajudar..ass ;lila

      Excluir
    3. Lila, principalmente em cidades litorâneas a maresia contribui muito para que peças em metal enferrujem, assim lixe e passe verniz antes de forrar com o biscuit, dizem que o Primer também protege e embora digam que as tampas já tem proteção como no caso de potes de papinha, não é incomum vermos aspectos enferrujados. Inscreva~se no blog Sala de aula do biscuit e no canal no Youtube, isto garantirá que receba aviso das atualizações, abraços.

      Excluir
  32. Ola Loudes...gostei mto desse blog. Comprei a massa pronta de biscuit cor branca da polycol....para fazer vestido de noiva cor branca preciso tingir a massa de branco?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lilian, se a massa é cor natural, tinja com tinta na cor branca e não esqueça o pó clareador que faz com que a massa fique branca e não deixa amarelar depois da peça seca.

      Excluir
  33. Lourdes a minha massa já é branca...eu vou precisar desse pó clareador? Onde posso encontrar? Grata :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Líliam, mesmo com a massa tingida de branco é bom usar o pó clareador ou branqueador, você encontra em lojas que vendem tintas e corantes para porcelana fria ou biscuit, pode ser comprado pela internet em lojas de produtos para artesanato.

      Excluir
  34. oi, lourdes, sou Inêz e também estou começando na arte do biscuit e tenho a mesma dúvida de como deixar a massa branca sem que ela venha a amarelar com o tempo; por favor se tiver como dizer o nome do pó clareador agradeceria muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo, procure por pó clareador ou branqueador para massa de biscuit, (porcelana fria), tem várias marcas no marcas muito boas.

      Excluir
  35. OLÁ. GOSTARIA DE SABER QUAL A COR DE TINTA PARA DEIXAR O BEBÊ MORENINHO.
    EU USO TINTA PRA PINTAR TECIDOS, MAS COLOQUEI NO MEU BB E ELE FICOU ROXO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Use tinta marrom, pouquinha tinta e coloque um pouquinho de branco.

      Excluir
  36. oi lourdes posso tingir a massa com tinta guache

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim embora as cores não fiquem fortes, Anônimo.

      Excluir
  37. Tenho uma duvida: Eu fiz uma massa Biscuit azul gostaria de saber se depois que ela secar eu posso pintar algumas partes de branco? a tinta pega?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim você pode pintar detalhes com tinta branca.

      Excluir
  38. Como tiro da superfície a massa que eu cortar, pois usei aqueles cortadores que injetam mais ela não saiu da mesa, tenho que passar algo pois é floco de neve e to meio perdida pois nunca usei biscuit! Aguardo a resposta bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elisa você tem que trabalhar com a massa de biscuit numa superfície adequada, por exemplo, em cima de uma folha de E.V.A. e as partes cortadas não podem ficar uma em cima da outra.

      Excluir
  39. Ola, sou iniciante e gostaria de saber se qualquer marca de corante liquido encontrada em lojas de construcao serve para tingir o biscuit ?desde ja obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo, sim qualquer marca serve, por ser à base d'água tenha o cuidado de não usar muito para não amolecer a massa de biscuit.

      Excluir

Obrigada por sua visita, seu comentário é muito importante, se você gostou da informação nesta página, ou tem alguma dúvida, sugestão, fique à vontade para comentar, mas comentários abusivos, xingamentos, serão excluídos.
Obrigada, Lourdes.