Custom Search

Dicas para secar peças de biscuit


Imagem de palhacinho com toalha Como devo secar minhas peças de biscuit? Quem está iniciando ou pretende iniciar nesse artesanato, deve querer saber como vai secar as suas peças de biscuit. Talvez achem que precisam ter um forno especial ou algo assim, mas o artesanato em biscuit se tornou tão popular justamente pela facilidade de se encontrar o material, fazer a massa para modelar as peças, e da facilidade de secar as peças de biscuit, mas, e você que faz biscuit há pouco tempo ou que pretende fazer biscuit, quer saber como secar suas peças de biscuit? Vamos ver algumas dicas sobre como secar suas peças de biscuit.


Antes de continuarmos talvez queira dar uma olhada em aulas anteriores, caso não o tenha feito ainda é só clicar abaixo, nas que te interessam:

Como fazer acabamento em tampa de biscuit para pote de café...
Material para modelagem do biscuit...
Dicas para secar peças de biscuit

Tudo que você precisa é de vento, pois a massa de biscuit seca ao vento, conseqüentemente as peças prontas também. As peças de biscuit maiores, ou mais grossas essas demoram mais para secar, e você deve deixar secar bem, em local de preferência arejado e livre de poeira porque a poeira vai grudar no biscuit que vai ficar com aparência bem feia.

No caso das peças menores secam bem mais rápidas, mas você precisa tomar cuidado com peças finas que foram feitas com a massa aberta, pois podem entortar quando secam, nesse caso você poderá colocar um peso em cima, como um livro grosso, ou no caso de varias peças poderá colocar uma placa, e em cima da placa colocar um peso. Tenha cuidado com o que vai colocar para que não grude nem deforme a peça de biscuit.

Coloque as peças em cima de um papelão grosso e limpo, pois o papelão ajuda a absorver a umidade, no caso das peças menores ou mais finas, é bom que você se lembre de virá-las de vez em quando para evitar que fiquem tortas. É possível acelerar a secagem das peças de biscuit por colocá-las na frente do ventilador, mas não coloque as peças de biscuit no forno, já que amolece com o calor, você poderá estragar suas peças.

E importante tomar os cuidados necessários porque depois que as peças secarem, você não conseguirá dar nova forma as peças, portanto ao fazer mãozinhas, bracinhos perninhas coloquem na posição que você quer que fiquem ao secar e se for preciso escore para ficar com você deseja.

No verão ou em regiões mais quentes as peças de biscuit secam mais rápidas, quando você deve tomar cuidado redobrado com a massa para que não resseque e cobrir sempre com pano úmido as partes que você não quer que seque no momento e a massa. Em regiões mais frias ou no inverno você trabalha mais tranqüilo, mas deve tomar cuidado para que a peça de biscuit ao demorar muito para secar não fique com mofo ou bolor.

Como evitar mofo ou bolor nas peças de biscuit...

Como você pode ver as peças de biscuit são fáceis de secar, não precisam de fornos especiais, só alguns cuidados necessários, mas e você, como tem feito para secar suas peças de biscuit¿

Deixe seus comentários duvidas e opiniões.

Talvez queira ver as aulas mencionadas abaixo:

Até a próxima aula!

Atenção:
Neste blog, Sala de Aula do Biscuit, você encontra muitos vídeos da Autora do blog e outros que são encontrados na web, relacionados com biscuit ou porcelana fria, se você notar que algum vídeo não está disponível deixe um comentário na página para que eu possa substituir, obrigada.

80 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigada por comentar, até a próxima.

      Excluir
  2. Muito obrigado pela dica.
    EU fiz uma toca para colocar em um terrario para cobra e devido a humidade que fica dentro dele, porque tem uma pedra aquecida, corre o risco do bisqui embolorar depois de pronto e seco?Âguardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Neto, você fez a toca de biscuit? Eu entendi isto, se for, corre risco de embolorar, uma opção se não quiser fazer a toca de outro material, por exemplo de pneu, é deixar secar muito bem e passar três demãos de verniz marítimo intercalando secagem, em toda a peça, espero ter ajudado.

      Excluir
  3. Muito obrigado por todas as dicas , ajudou muitooooo ! Você é uma artista, tenho 17 anos e faço ornamentação de festas com EVA , mas agora com o biscuit vou me aperfeiçoar mais ! muito obrigado =]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que as dicas foram úteis, agradeço o comentário e desejo sucesso no seu trabalho, abraços.

      Excluir
  4. Parabéns e muito obrigada por essas aulas maravilhosas. Que Deus os abençoem sempre.Me aposentei em 2012 e desde então faço biscuit para preencher o meu tempo e também aumentar minha renda.Suas aulas são demais. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo seu comentário, seja bem vinda, gostaria de ter um nome para me dirigir a você, mas agradeço sua visita e comentário no Sala de Aula do Biscuit.

      Excluir
  5. Respostas
    1. Que bom que você gostou das dicas para biscuit, obrigada.

      Excluir
  6. minha peça de biscuit esta rachando sera porque ?
    nao coloco no sol nem esta dura p que eu faço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geralmente quando a peça em biscuit racha começa ao fazer a peça e deixar alguma pequena fenda ou rachadura que ao secar com a contração do biscuit a pequena rachadura inicial aumenta, assim tome cuidado ao fazer e verifique se a massa está macia e flexível.

      Excluir
  7. qual e a melhor receita de massa de biscuit e tem jeito de colocar cola branca em vez da cola cascorez?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Receita básica para biscuit você encontra no blog, qual a melhor difícil responder tem variações da básica e todas funcionam.
      A maioria das colas são brancas, mas não próprias para biscuit e muitas vezes os componentes não são adequados, existe no mercado colas próprias para biscuit de diversas marcas.

      Excluir
  8. eu tenho uma duvida : as peças de bisuit podem ficar ao sol?
    há alguma coisa que substitua o verniz ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As peças de biscuit tendem a amolecer no sol.
      Qualquer proteção tipo vernizes, goma laca incolor, cola diluída n'água, etc.
      Obrigada.

      Excluir
  9. como faaço para nao rachar o biscuit?
    tem jeito de consetar uma peça rachada depois de seca?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia as dicas anteriores, esta pergunta sobre biscuit foi respondida.
      Use um pouquinho da massa na cor certa e preencha a rachadura, deixe secar e se for preciso refaça.

      Excluir
  10. por que o bisvuit racha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Massa de biscuit muito seca ao modelar as peças de biscuit e deixar pequenas rachaduras que aumentam com o secar da peça, umedeça um pouquinho a massa para que tenha uma textura macia e flexível, verifique o mapa do blog e procure assuntos em aulas relacionadas.

      Excluir
    2. olá Lourdes,adorei suas aulas, estou começando agora e penso aperfeiçoar.obrigada;

      Excluir
  11. Olá! Quando eu faço tiras de biscuit, para decorar maquetas por exemplo, ao secar, elas entortam. Estou fazendo bem finas e passando cola no verso todo e melhorou bastante, mas ainda não está 100%. Como posso evitar que isso aconteça? Obrigada!

    ResponderExcluir
  12. Cristiane isto acontece mesmo, ao secar as tiras ou peças mais finas, feitas de biscuit, entortam, no caso das tiras o ideal seria colar na superfície a que forem destinadas ou secar colocando um peso em cima de modo que não amassem, peças finas e pequenas cortadas na massa de biscuit podem ser viradas de vez em quando até secarem ou seguir o procedimento anterior. Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  13. Quando eu colo uma parte de biscuit em outra ex: coração para decoração de bolo cenográfico, eu percebo que se for muito fino ele deforma quando seca e se for muito grosso a massa que está na base racha em volta do coração. Como solucionar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, isto acontece com a massa de biscuit, você pode deixar a peça em biscuit que vai colar secar um pouco, assim ela encolhe antes e evita repuxar a base em que vai ser colada, para deixar a peça secar deve virar de vez em quando e se não resolver coloque um peso em cima, de modo que não achate a peça, mas a mantenha na posição e vire deixando tomar ar também, espero que resolva.

      Excluir
  14. Oi Parábens pela sua paciência. Pois as pessoas perguntam as mesmas coisas tem preguiça de ler, e vc com toda paciência responde 500 vezes a mesma pergunta. Vou sempre visitar seu blog, adorei!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Lala, é verdade sempre é bom ler as perguntas feitas e as respostas para aprender mais sobre o biscuit, mas se tenho que digitar explicando isto e informando onde está a resposta, eu respondo novamente e fico feliz de responder sempre, agradeço pelo seu comentário, abraços e felicidades.

      Excluir
  15. Ola faço peças em biscuit e gostaria de saber no caso de pendentes se devemos colocar o preguinho na peça acabada de fazer se sera' melhor com a peça seca e kuanto tempo terei de esperar para coloca lol obrigado

    ResponderExcluir
  16. Olá PM, algumas das peças usadas para compor bijuterias enferrujam, sendo assim é melhor colocar quando a peça em biscuit estiver bem seca, pode furar o local antes de secar o biscuit.

    ResponderExcluir
  17. bom dia Lourdes é a Lila preciso de sua ajuda: me pediram para decorar um pote de louça gostaria de saber se a massa vai colar aguardo sua resposta fique com deus...

    ResponderExcluir
  18. Olá Lila, eu colo biscuit em louça usando a cola para madeira, Cascorez, ou a mesma cola que uso para fazer a massa de biscuit e tem dado certo, veja o mapa do blog que tem o link de aulas que serão de ajuda, abraços.

    ResponderExcluir
  19. obrigada minha amiga que Deus te abençoe boa noite;;;;ass:lila

    ResponderExcluir
  20. Oiee Adorei as dicas,sao mto importantes principamente pra quem esta começando,
    Gostaria de se possivel manter contato com voce por email
    segue meu email bebelny@hotmail.com

    Voce é demaisss

    Deus te abençoe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Bel, pelo comentário e por sua visita no Sala de Aula do Biscuit, volte sempre e comente aqui nas aulas, se possível, pois assim todos podem tirar proveito, é muito difícil conseguir tempo para responder emails individualmente, abraços.

      Excluir
  21. boa noite
    meus alunos pintaram um pratinho de papelao com tinta guache e depois fizeram bichinhos de biscuit
    qual a melhor cola p fixar os bichinhos no pratinho a primer ou a cascorez?
    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Camila, a Cascorez é muito boa, sucesso para você e seus alunos, abraços.

      Excluir
  22. graças a deus existe gente como voce nunca nos abandone,adoro biscuit estou so começando e nao canço de tentar melhorar.que deus te abençoe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por seu comentário, com certeza vai ter sucesso com o biscuit, abraços.
      Crie um "nome" para que eu possa acompanhar seus comentário, por favor.

      Excluir
  23. Nossa! Mt obrigada! Vou começar agora, e estava cheia de duvidas!!! Obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Potássio-chan, obrigada a você também, que bom que tirou suas dúvidas para começar a modelar peças em biscuit, sucesso para você.

      Excluir
  24. Boa noite tudo bem?gostaria de saber se você têm alguma dica de como fazer para a correntinha que coloco nos chaveiros feitos em biscuit não enferrujarem.fico no aguardo.te agradeço mais uma vez fica com Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Verônica, você pode procurar correntinhas de alumínio, mas as outras, mergulhe no verniz e deixe secar antes de colocar no biscuit, para facilitar pendure a corrente em arame, mergulhe e deixe escorrer o excesso de verniz e pendure para secar, espero que isto ajude, abraços.

      Excluir
  25. Oi, Lourdes, adorei seu blog. Eu não sou artesã, sou curiosa... Entrei numa boutique carésima e vi um colar muito lindo e muito caro e fique imaginando se ele era feito de biscuit. Eram duas folhas unidas por barbantes, e o material parecia muito com uma cerâmica, mas era branquinho por baixo, e por cima era pintado e parecia um ladrilho de bordas de piscina sabe, meio vitrificado? Parecia uma cerâmica de mosaico bem fininha, no final das contas... Será que essas folhas eram de biscuit? Tinham no máximo 2mm de espessura, furinhos nas pontas, por onde passavam os barbantes... Eu queria fazer um colar parecido para mim, porque aquele não dava para eu comprar, porque passava de 200 reais, acredita?
    Obrigada por sua ajuda.

    ResponderExcluir
  26. Olá Tuti, pode ser biscuit ou cerâmica plástica que é também utilizada para fazer bijuterias, a cerâmica plástica é muito conhecida como massa fimo, embora fimo seja só a marca, veja em http://www.comocriarbijuterias.com.br/bijuterias-de-biscuit/
    Quem sabe de curiosa você passa a fazer esta arte? Experimenta, você vai gostar de fazer suas bijuterias, abraços.

    ResponderExcluir
  27. olá minha amiga tudo espero que sim gostaria que vc me desse uma idéia; sabe aqueles vidros de compotas de doce? tipo de maionese então ganhei uma caixa e não sei como decora-los assim por ex:fazer vidros para tempero se vc tiver algum video e puder me ajudar ficarei muito feliz há eu postei um comentario no seu blog só que esqueci onde foi kákáká por isso não achei sua resposta.....fique com Deus...ass:lila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lila, experimente enfeitar com flores ou frutas, ficam bonitos e não sendo específicos para determinado item são melhores aproveitados, veja o mapa do blog ou nos marcadores, alguns gostam também de enfeitar com bonequinhas também.
      PS-Salve a página em favoritos assim fica mais fácil retornar onde comentou, abraços e felicidades.

      Excluir
  28. obrigada minha amiga por ser tão atenciosa aos nossos comentários aqui no seu blog; um dia quero tirar fotos de meus trabalhos e mandar para vc ver, o quanto tenho aprendido com suas aulas através da sua dedicacão e paciência que tem com suas alunas virtuais fique com Deus..ass; Lila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficarei feliz de ver as fotos das peças em biscuit e obrigada também por sempre ser gentil e mostrar gratidão, abraços.

      Excluir
  29. boa tarde tudo bem?é a Lila ;Lourdes tenho uma encomenda de pote com rosas vc sabe o que posso usar para cortar os circulo pois eu não tenho cortadores se souber algum video em que eu tenha mais facilidade de fazer pois ainda não consegui aprender a afinar as bordas para dar movimento as pétalas desde já fico agradecida... Deus a abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lila, copie e cole os endereços abaixo na barra do navegador, ou veja no mapa os links http://www.aprendabiscuit.com/2012/01/como-fazer-rosa-massa-biscuit.html
      http://www.aprendabiscuit.com/2012/01/fazer-rosa-massa-biscuit-mod-1-part-b.html
      para cortar eu usei tampa do rolo de esparadrapo, sucesso para você.

      Excluir
  30. Eu sei que vc ja respondeu varias perguntas sobre rachaduras mas nao sei o que faço de errado ja fiz varias massas , verifico se tem rachaduras enquanto modelo passo agua ,mas nao tem jeito quando começa a secar começa a rachar, principalmente em tampas e detalhes, por favor me ajude.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja a flexibilidade da massa de biscuit, se está bem elástica, se ao segurar um pedaço de massa e puxar se não quebra logo, mas estica bem, ao forrar tampas nunca deixe a massa muito fina, pois ao secar contrai e racha, difícil dizer mais, mas crie um nome de usuário para que eu possa acompanhar seu problema.

      Excluir
  31. boa noite Lourdes acabei de fazer o porta palito de vaquinha amei como sempre suas peças são lindas fique com Deus ass:lila...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Lila, acredito que a vaquinha paliteiro que você fez ficou bonita também, abraços.

      Excluir
  32. quero saber o quer usar na minha peca de bisquit pronta pra nao rachar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mayane Silva, se você forra uma superfície dura pode rachar se a massa de biscuit estiver muito fina,e ao secar contrai e racha, se a peça for maciça o problema pode ser da massa muito seca e pequenas rachaduras que ficam aumentam ao secar, verifique e veja se resolve seu problema.

      Excluir
  33. Boa tarde! Estou começando a fazer trabalhos com biscuit, mais a minha primeira tentativa não deu muito certo pois fui tentar fazer uma guitarra e ao esticar a massa grudou na mesa e no rolinho que estava usando.O que faço para que a massa não grude? Existe uma tática para isso? Por favor me ajude quero muito aprender... Obrigada! Kelliskabs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kelliskabs, pode ser por vários motivos que a massa de biscuit está grudando: mole demais, neste caso deixe ao vento misturando de vez em quando para não criar crosta, superfície inapropriada para abrir a massa, use uma folha de eva para isto, se você fez a massa pode ser necessário levar novamente ao fogo mais alguns minutos, espero que resolva.

      Excluir
  34. oi ,fiz um curso de biscuí para fazer bonecas ou noivinhos ,eles ficam bons mas quando vão secando começam a tombar para trás ,acho que o cabelo fica fazendo peso.já tentei escorar mas achata na parte de trás .como posso fazer para eles ficarem de pé sem tombar quando vão secando ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá gi, faça algumas partes como a cabeça e deixe secar antes de colocar o cabelo, algumas partes do corpo, por exemplo, no caso da noivinha faça a parte de baixo, se usar cone de papelão ou isopor, recubra com a massa de biscuit e depois faça o busto, depois de seco poderá dar continuidade, até os bracinhos pode ser feito antes, deixar secar na posição e depois colocar.

      Excluir
  35. Fiz algumaa tampas de potes com biscuit mas depois q envernizei ficou mole NAO ficou aquela tampa dura oque eu fiz d errado ? Eu fiz com massa comprada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ValMar, antes de passar o verniz a massa de biscuit precisa estar bem seca, pode ser este o problema, verifique e retorne sempre que quiser, abraços.

      Excluir
  36. Em cima do que eu posso abrir a massa de biscuit?
    Tenho feito em de E V A mas as vezes gruda.
    grata
    Marisa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marisa, nunca tive a informação de que a massa de biscuit gruda no EVA, verifique a textura da massa.

      Excluir
    2. oiLoudes eu trabalho com a marca fox e cada vez que vou abri-la em cima do EVA ela gruda

      Excluir
    3. Olá Marisa, antes de usar a massa de biscuit misture bem, a parte que vai ser usada, se for necessário deixe um pouquinho ao vento tendo o cuidado de misturar para não criar crosta e logo a massa terá a consistência ideal para modelar .

      Excluir
    4. OK VOU SEGUIR A DICA ....OBRIGADA

      Excluir
  37. Como faço para adquirir uma revista sua ou dvd?sua maneira de trabalhar é ótima e da certo.Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho revistas nem dvd. inscreva-se no blog com seu e-mail e acompanhe as aulas, obrigada.

      Excluir
  38. Oi Lourdes, tudo bem?

    Como faço para retardar ao máximo a secagem das peças? Explico: Gosto de fazer cabeças muito detalhadas com uma única peça, sem colagem nenhuma, mas antes de fazer os detalhes como dentes, cabelos, rugas, orelhas, o biscuit já vai secando e nunca consigo terminar.

    Tem como trabalhar por 1 ou 2 horas no mesmo pedaço de biscuit sem endurecer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo, infelizmente não tem porque a massa de biscuit seca ao vento, em tempo frio a secagem mais lenta e quando queremos dar continuidade na modelagem da peça algumas horas depois ou no dia seguinte podemos arrumar as peças em um recipiente plástico bem fechado e dar continuidade no dia seguinte.

      Excluir
    2. Ops, meu nome é Renato, me desculpe.

      Acho que entendi. É possível fazer uma peça rápida e antes dela endurecer, colocar em um recipiente fechado para terminar horas depois. Agora, trabalhar com a peça lentamente por horas não dá porque ela vai secar mesmo.

      Estou testando um tecido úmido perto e umedecendo a peça, mas ela fica meio grudenta e com marcas das digitais.

      É acho que não vai ter jeito, vou ter que comprar Super Sculpey mesmo...

      Obrigado, Lourdes. Foi por isso que não encontrei em nenhum lugar então. É porque não dá para fazer.

      Excluir
    3. Olá Renato, até o momento é o que temos, mas quem sabe aparece um ingrediente que retarde a secagem da peça de biscuit.
      O pano úmido não funciona assim, eu uso um pano úmido sobre a massa que está sobre a mesa para que não resseque enquanto trabalho as partes da peça.
      Sucesso no seu trabalho Renato.

      Excluir
  39. amei as dicas too iniciando preciso bastante de aprender com quem esta mais tempo no ramo parabéns Lourdes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Anônimo, desejo sucesso no seu aprendizado, abraços.

      Excluir
  40. Ola Lourdes, gostaria de saber se posso misturar biscuit e EVA. O biscuit cola no EVA? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo eu nunca tentei, mas faça um teste usando a cola apropriada para E.V.A.

      Excluir
  41. Bom dia, meu marido possui uma estufa que não está sendo utilizada pois teve de trocar por autoclave. Posso secar as peças de biscuit na estufa? Se sim, em qual temperatura devo configurar? Estou fazendo uns carros para o aniversário do meu filho mas as peças estão demorando muito para secar. Alguma dica para acelerar a secagem? Obrigada, Carina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Carina, o processo de secagem das peças em biscuit pode ser agilizado com ventilador, secador e secadora de roupas, mas, levando em conta que o biscuit amolece com temperatura alta o ideal é secar ao vento nos outros métodos secadora, por exemplo, não de ultrapassar 2 horas, no caso da estufa não tenho conhecimento, faça um teste numa temperatura baixa, retire as peças, após esfriar coloque novamente.
      As peças grossas ou maciças, como os carrinhos em biscuit demoram mais para secar, mesmo assim é bom secar naturalmente para que não fique umidade dentro e danifique a pintura ou verniz, se for o caso. Felicidades para você e seu filhinho.

      Excluir

Obrigada por sua visita, seu comentário é muito importante, se você gostou da informação nesta página, ou tem alguma dúvida, sugestão, fique à vontade para comentar, mas comentários abusivos, xingamentos, serão excluídos.
Obrigada, Lourdes.