Custom Search

Fazer biscuit: Tingindo a massa


Para tingir a massa de biscuit podemos usar uma variedades de tintas e conseguir tons muito bonitos, não é difícil tingir a massa de biscuit já que essa massa aceita diversos tipos de tintas, o que torna o custo bem acessível para quem esta começando a trabalhar com este tipo de artesanato. A minha preferida é a tinta à óleo, além de ter uma ampla variedade de cores, tem ótimo rendimento.
Tingindo massa de biscuit
A cor vermelha você conseguirá o tom bem forte se usar esse mesmo corante.
Até a próxima aula!

A tinta para tecido é preferida por muitos, com ela você obterá tons suaves, mas, precisará de uma quantidade bem maior e se quiser um tom mais escuro, e nesse caso, você tem que levar em conta também que por ser à base d'água, uma quantidade maior pode alterar a consistência da massa.



Se preferir fazer a massa clique nos links a seguir e escolha a receita que mais te agrada. Muitas pessoas preferem comprar a massa de biscuit pronta, mas, você verá que fazer a massa é bem fácil.


Você pode usar anilinas e conseguir cores lindas.
Outra opção é você usar corantes para tingir tinta para parede, à base d'água, aliás, para conseguir rapidamente o tom que você quer da cor preto, é ótimo.

Como exemplo de peças que usei o corante vermelho veja a imagem.

cogumelo de biscuitPalhacinho de biscuit porta caneta
Lembre-se que se for fazer uma quantidade maior de peças tingirem a massa necessária, para todas as peças garantirá que fiquem com o mesmo tom.

Coloque a tinta aos poucos e misture até conseguir o tom desejado.

LEMBRE-SE que, ao secar a tinta escurece até três tons.
Estas tintas você encontra em papelarias e lojas de artesanato e o corante para tingir tintas para parede você encontra em casas de material de construção.

Obrigada por sua visita.

Atenção:
Neste blog, Sala de Aula do Biscuit, você encontra muitos vídeos da Autora do blog e outros que são encontrados na web, relacionados com biscuit ou porcelana fria, se você notar que algum vídeo não está disponível deixe um comentário na página para que eu possa substituir, obrigada.

49 comentários:

  1. muito interessante este site. gostei muito das dicas para tingir a massa de biscuit....muito obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Legal... muito bom este site. artesanato é nota 10.

    ResponderExcluir
  3. senti falta dos peixinhos enquanto anotava a massa dei um monte de ração para eles, kkkk da para voltar, rsrs.

    ResponderExcluir
  4. ifs, obrigada pelo elogio, volte sempre e acompanhe a continuação da
    matéria, tenho certeza que vai gostar.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo, vou pensar no seu pedido,
    obrigada pela sugestão.
    Volte sempre!

    ResponderExcluir
  6. parabéns pelo site muito muito bom !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Pollyanna, abraços e volte sempre.

      Excluir
  7. Ótimas as dicas para tingir a massa de biscuit,vou fazer.Beijo.Isa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isa que bom que gostou das dicas, obrigada pela visita. Abraços.

      Excluir
  8. Nossa você está de parabéns,estou me arriscando na arte do biscuit agora,mas confesso que você me encorajou pois torna a forma de fazer mais fácil. Aproveito pare te pedir que coloque aulas ensinando a fazer pães e biscoitos para a decoração de potes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom anônimo, fico feliz que você está se saindo bem. Aguarde que atenderei seu pedido. Obrigado pelo elogio, abraços e até a próxima.

      Excluir
  9. De todas as explicacoes que ja vi as suas foram as melhores! Apesar de serem escritas, deixam bem claro e o melhor e o animo que vc dar para nao desistir-mos! Moro nos Esatdios Unidos e como nao estou trabalhando e adoro artesanatos, apesar de nao ter experiencia, nem taanto talento como voce e tantas outras, resolvi comecar a fazer Biscuit e outras coisinhas par minha casa. Acho Biscuit muito lindo! Fiz minha massa mas achoq ela nao ficou muito bem, pq eu fiz uma expereincia numa tampa e nas beiradas ela rachou, vc sabe pq????meu email e : melhorgas@hotmail.com Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por sua visita e elogios, espero sinceramente que você faça e seja bem sucedida, quanta à massa ela pode rachar por estar muito seca, talvez seja de ajuda um pouquinho de água, gotas, e misturar novamente. Também ao forrar a tampa deixe um tempo para que encolha e só então tire o excesso. Evite colocar muita tinta. Enviarei atualizações para seu email e veja que no blog tem bastante vídeos meus, e alguns da web que acho importante que vejam, visite o Canal de lurdineia100 no Youtube para ver todos os vídeos do blog. Abraços.

      Excluir
  10. Olá estou aprendendo agora gostei muito das sua dicas para tingir a massa pois ainda não fiz nada com medo de estragar o desenho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Regimara não tenha medo, tinja pedacinhos bem pequenos de massa, até ficar no tom que você quer, tenha certeza que vai dar certo. Abraços e obrigada pela visita e comentário.

      Excluir
  11. A anelina que vc diz é aquela de cozinha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Serve também, mas tem a anilina para flores que é dissolvida em álcool e água, também é ótima, dissolva em umas gotinhas de água e misture na massa, a de cozinha, já líquida é só misturar. Abraços.

      Excluir
  12. Lourdes bom dia, tudo bem?

    Qual a cor que utilizo para ficar a cor pele?

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Nélia, você pode usar tinta para tecido na cor pele, pêssego também serve, e no caso da tinta à óleo, você mistura branco+vermelho fazendo rosa bem clarinho+ pinguinho de amarelo, não tenho conhecimento de tinta à óleo nessa cor, você pode colocar um pouquinho de marrom claro se quiser o tom mais escuro. tchau.

      Excluir
  13. Quero muito aprender fazer biscut.E o ano que vem quero fazer o aniversário do meu filho e as lembracinha de biscut. Gosteria de receber mais dicas por email. e quero saber se as massas podem ser guardada depois de tinginda.licarpl@hotmail.com.Bjus obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A massa pode ser guardada já tingida, volte sempre que em breve terei novidades, abraços.

      Excluir
  14. Resolvi aprender a fazer biscuit, pois acho esse trabalho muito lindo, e como estou aposentada, preciso me ocupar com algo e que também me dê renda e ontem na casa de minha irmã vi uma bonequinha na estante e achei muito interessante. E hoje acordei com essa vontade de aprender e começar a por em prática e eu fiquei feliz por encontrar esse blog, sei que nele posso aprender muito e agradeço pelo seu dom de ensinar, pois sei que é dom de Deus. Muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Neuma, seja bem vinda para aprender a modelar com biscuit, você vai se surpreender com o que conseguirá fazer, qualquer dúvida é só comentar na aula a que se refere sua dúvida, até a próxima.

      Excluir
  15. Lourdes, eu quero faze um boneco de biscuit, só que nao tenho maisena, teem algum material que sirva no lugar da maisena? Beejos, adorei a materia (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Samanta, alguns fazem uma receita com trigo e maisena, eu não testei, mas maisena é marca do amido de milho, têm outras marcas mais baratas, nos supermercados, nem sempre é bom improvisar quando se trata dos ingredientes da receita, abraços.

      Excluir
  16. Olá, Lourdes, eu testei e consegui ótimos resultados tingindo a massa branca com o pó do lápis aquarelável. Primeiro, eu raspo o grafite com um estilete. Em seguida, começo a misturar a massa e o pó com as mãos, como quando damos elasticidade a ela. O resultado final é uma cor suave, porém, uso somente para pequenas quantidades, como detalhes das figuras. Espero ter colaborado. Tchau, tchau!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Arte Ômega, muito obrigada por enriquecer o texto com sua dica, com certeza será proveitosa para todos, abraços.

      Excluir
  17. Oi Lourdes,adorei seu trabalho,será que vc poderia ensinar fazer boneco do Ben 10?Desde já muito obrigada;bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Eliane, fico com problemas quando gravo vídeos fazendo personagens, por causa de direitos autorais, visto que tenho que colocar no Youtube e só depois incorporar no blog, por esse motivo não tenho feito personagens, mas estou estudando o caso, obrigada pelo seu comentário, abraços.

      Excluir
  18. boa tarde.achei este site muito legal,estou querendo aprender a fazer este artesanato,já trabalho com bijuterias.Pensei em fazer o curso de biscuit mas reparei que nos cursos o valor aumenta muito pelo custo da massa pronta,minha dúvida é se pela internet mesmo posso aprender?já peguei a receita da massa mas estou com medo de fazer e depois nao conseguir fazer nada com ela.Lourdes qual modelo é indicado a iniciantes?

    Obrigada por este site maravilhoso!ABÇS
    Ana Claudia,de Cachoeirinha/RS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Ana Cláudia, não tenha medo, a massa bem guardada dura até seis meses e já que faz bijuterias, treine fazendo umas contas ou pequenas flores de biscuit, as contas depois de secarem um pouco, não totalmente, podem ser furadas com um furador ou agulha grossa e quando bem secas envernizadas. Faça a metade da receita, se quiser, visite o http://www.aprendabiscuit.com/p/mapa-do-blog.html o link está abaixo do cabeçalho, Mapa do Blog e escolha um passo a passo bem fácil, se precisar é só perguntar na aula à que se refere sua dúvida, abraços e sucesso.

      Excluir
  19. Olá! Parabéns pela página! Tingir a massa com guache da certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Anônimo, dá certo, mas as cores ficam bem clarinhas.

      Excluir
  20. Olá Lourdes, vim buscar uma ajuda com você, sou nova nesta arte de biscuit e estou aprendendo muito com seu blog, já me arisquei até a fazer uma galinha que você postou o passo a passo, mais vamos a minha pergunta: Você saberia me informar como pinto a peça de biscuit já seca? Exemplo queria fazer um bebê que vejo na net é só buscar bebê bumbum que aparece um monte no google e acho que todos tem o cabelo pintadinho com alguma tinta que tinta é essa que posso usar depois da peça seca que não sai. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Inglidi, você pode pintar a peça em biscuit depois de seca com tinta acrílica para artesanato, são vendidas em papelarias e lojas de material para artesanato em vidros do tamanho dos de tinta para tecido, bem, esta é só uma opção de tinta.
      Quanto à galinha, não lembro de ter colocado ainda passo a passo aqui, mas tudo bem, seja bem vinda e espero que o blog seja útil para você, abraços.

      Excluir
  21. Olá,Bom Dia!
    to querendo fazer os noivinhos pra lembrancinhas do meu casamento,bonequinhos bem moreninhos. quais sao suas dicas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tinja a massa de biscuit com marrom Van Dick, pouquinha tinta, pois escurece ao secar, vá testando para ver o tom que te agrada.

      Excluir
  22. Olá Lourdes bom dia tudo bem? Deixa eu te perguntar, para eu tingir da cor preta vc falou para utilizar corantes para tingir tinta para parede, à base d'água..e vc poderia me indicar onde que compro isso? E como é ..é em pó..daí é só misturar na massa? Se puder me ajudar agradeço muito! abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Patrícia, eu gosto de tingir a massa de biscuit na cor preta e vermelha com estes corantes, porque consigo tons bem fortes, esses pigmentos são líquidos e encontrados em casas de tintas e material de construção, o cuidado deve ser não colocar muito, ir colocando gotas e misturando para o tom desejado, outra opção é a tinta óleo e alguns pigmentos em pó, felicidades.

      Excluir
    2. oi Lourdes ah ok muito obrigada pela ajuda!!!..bjs....tudo de bom!

      Excluir
  23. Gostei muito do seu blog
    Estou começando a trabalhar com biscuit e vc tem me ajudado bastante
    com suas dicas

    ResponderExcluir
  24. Olá Miriam, espero que o Sala de Aula do Biscuit continue sendo de ajuda, obrigada por comentar e sucesso no seu trabalho.

    ResponderExcluir
  25. Boa noite querida,

    Eu nao consigo fazer minha massa, fica resecadissma, e com isto nao modela, estou bastante triste, ja gastei fortuna ,com compra de cola diferente, aqui na alemanha ,nao vende a cola branco em litro, e tb ele nao conhece a vasilina liquida..queria muito fazer anjinho ,calice, etc.lembrancinha para primeira comunhao para minha neta,tenho 2 meses que estou tentando, ajuda-me .,obrigado.

    ResponderExcluir
  26. Há querida, eu email. treu10@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=192975&tid=5576025413745101256 Anônimo, veja o link, pode ser de ajuda, porque eu não tenho conhecimento da cola usada na Alemanha, felicidades.

      Excluir
  27. Olá, sou beeem novata nisso e vou fazer uma pergunta tosca. Para pintar a massa primeiro eu preciso estar com a escultura pronta e depois ir pintando ou eu tenho que pintar a massa primeiro e depois modelar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mih, é uma dúvida normal de quem está começando, as duas coisas são possíveis, modelar a peça e pintar depois ou tingir a massa de biscuit e depois modelar, a segunda opção é mais prática, veja no mapa do blog ou nos marcadores aulas relacionadas.

      Excluir
  28. Bom dia eu tingi a minha massa com anilina liquida preto mais ela ficou cinza, preciso do tom bem forte para fazer o smilinguido......me ajude por favor, qual a melhor tinta?????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jenny, corante para tintas de parede encontrado em casas de material para construção ou em lojas de tintas são ótimos para tingir e proporcionam cores fortes, tenha cuidado em colocar gotas para não amolecer a massa de biscuit.

      Excluir

Obrigada por sua visita, seu comentário é muito importante, se você gostou da informação nesta página, ou tem alguma dúvida, sugestão, fique à vontade para comentar, mas comentários abusivos, xingamentos, serão excluídos.
Obrigada, Lourdes.